O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de divulgação que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

De pouco tempo para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes e segmentos estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser de tido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário.

Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado principalmente pela produção de conteúdo focado na jornada de compra do cliente.

Esse conteúdo é também uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, para você se tornar referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Em novos artigos, postaremos quais são as etapas do Inbound Marketing e como começar a aplicar a estratégia em seu negócio.

Atenciosamente.

Alison Guilherme Cavalcanti, CEO AW2S Jobs.