Como fazer um post de sucesso para seu blog e site

Os blogs fazem parte da realidade literária da web desde que a internet se entende por gente tecnologia indispensável. Para as empresas, hoje os blogs são fundamentais para se diferenciar na internet. Porém, não adianta apenas ter um blog, para dar resultado você precisa de uma boa estratégia. Só assim o seu blog atingirá seu objetivo: gerar receita para sua empresa. Por isso queremos te contar um pouco sobre como fazer um post de SUCESSO!

Para conseguir sair da área do amadorismo e profissionalizar o blog da sua empresa, é preciso aprender o básico: saber como criar um conteúdo de qualidade. Não adianta respirar SEO para tentar enriquecer seu site se o conteúdo não for nem um pouco relevante para as pessoas que irão lê-lo. É preciso batalhar por um lugar ao sol do Google por um caminho que não é nada fácil, mas também nada impossível: o estudo, a criatividade e o uso de técnicas precisas de como fazer um post de sucesso.

Antes de começar, veja esse tutorial de como criar um blog pessoal ou corporativo.

Como fazer um Post de sucesso: Conhecendo o Público

Aqui você vai ter um material que todo blogueiro deve imprimir e colar na porta do armário, a fim de rever suas prioridades todos os dias. E ele começa pelo mais básico dos conceitos, justamente aquele do qual muitos não se lembram na hora de colocar um blog ou site no ar: conhecer o público. Você já deve conhecer o conceito de personas. Caso ainda não conheça clique aqui.

Seu conteúdo deve ser direcionado para o que suas personas estão buscando. Desenvolvendo um estudo de personas, conseguimos definir quais são suas principais necessidades, dúvidas e objeções. A partir daí, o planejamento de conteúdos do blog deve ser direcionado para atender à estas questões.

Veja esse texto para entender melhor sobre como escrever para o público certo: Pare de escrever para o cliente: a síndrome da persona inexistente.

Outra dica valiosa para fazer um post de sucesso: Utilize o Google Analytics. Olhando os dados do Analytics conseguimos perceber quem são, de onde vem e o que procuram as pessoas que aterrissam no seu site pode resolver boa parte desse problema de “desconhecimento”. A partir daí, criar conteúdo bacana para os leitores fica até mais fácil.

Como fazer um Post de sucesso: Parágrafos Curtos

Quando a gente sabe para quem está falando a construção do texto fica menos complicada. Por mais que você goste de escrever muito (e será um grande autor de livros, um dia), tenha em mente que textos para internet são diferentes de textos para livros, revistas, periódicos, jornais, similares.

Textos para blog devem ter parágrafos curtos, objetivos e o conteúdo deve fazer sentido para que o seu leitor não desista da leitura logo após a segunda frase. Se você sentir que não tem jeito nenhum de resumir toda sua criatividade em poucos parágrafos, use tópicos e subtítulos para guiar o seu leitor. Além de tornar a leitura mais prazerosa para ele, você ainda chama – positivamente – a atenção do Google, por causa da arquitetura da informação.

Outra dica importante: Insira a palavra chave em subtítulos. Se você reparar nos nossos textos, praticamente em todos eles repetimos o subtítulo durante o texto inteiro, alterando apenas a parte final. Utilizando essas técnicas, é provável que seu texto consiga posicionar melhor nas buscas orgânicas do Google.

Como fazer um Post de sucesso: Erros de Português

Na hora de construir seu post não pense que “errinhos” de português são inofensivos, porque um post escrito errado pode afugentar leitores novos e antigos. Revise o conteúdo, faça a postagem, leia novamente o texto já no ar e faça alterações sempre que detectar um erro. Além disso, complemente seu texto com vídeos e imagens que tenham a ver com o assunto tratado, e por fim dê um título bacana ao post. Quem tem o hábito de escrever sabe que inventar título é uma das tarefas mais difíceis para um escritor, mas é ele quem vai atrair ou repelir os seus potenciais leitores.

Veja esses exemplos de erros gramaticais que você não deve cometer.

Existem várias outras técnicas para que você possa fazer um post de sucesso e que levam em consideração a arquitetura de informação ideal para o Google, mas delas a gente conversa em uma outra oportunidade. A ideia que quero passar aqui é a de que se você não entender seu público, a linguagem certa para ele e, principalmente, suas próprias convicções e estilo de escrita, o caminho para um post de sucesso pode ser mais árduo do que você pensa.

Estudar é preciso, sempre. Ainda mais quando vem a gente tem vontade de transformar o hobbie de ter um blog em uma forma de ganhar dinheiro.

Fonte: http://www.5seleto.com.br/